terça-feira, 12 de maio de 2009

Mercado de fast food no Brasil


Brasil

Atualmente o país é um dos maiores em mercado de consumidores das conhecidas comida-rápida de origem americana.

O número de unidades de fast food cresce todo ano. Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o número de franquias de fastfood cresce 12% todo ano e movimenta cerca de 14 bilhões de reais.

Analisando as cinco forças do mercado de fast food no Brasil, podemos entender o suguinte:

1 - ENTRADA DOS CONCORRENTES. A facilidade da entrada de novos competidores é grande porque não existe muitas barreiras de entrantes que possa dificultar o acesso ao mercado. Se tornando um ponto NEGATIVO.

2 - PODER DOS FORNECEDORES. No mercado de fast food, os fornecedores tem pouca influências sobre o valor dos produtos. Uma vez que não há um monopólio e as empresas podem comprar de diversos outras vendedoras. Sendo assim, é um ponto POSITIVO.

3 - AMEAÇAS DE PRODUTOS SUBTITUTOS. Não há um outro produto com potencial de substituição, tanto é que o segmento só cresce. Ponto POSITIVO.

4 - CONSUMIDORES. As pessoas hoje por causa da correria do dia estão comendo cada vez mais fora de casa. Uma tendência expansiva. Ponto POSITIVO.

5 - CONCORRÊNCIA. É dura. E do jeito que este tipo de alimentação se tornou uma necessidade moderna, agregar mais clientes faz com que as empresas do ramo busquem novas tecnologias. Aumentando as ofertas. Ponto NEGATIVO